sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Eventos do FONAPER

Estamos enviando abaixo um comunicado para chamado de trabalhos referentes ao II  Seminário  Internacional  Culturas  e  Desenvolvimento  (SICDES),  o II  Congresso  Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) e o V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso, que acontecerão entre os dias 14 e 16 de maio de 2014, em Chapecó/SC, e abordarão a temática Educação Intercultural em Territórios Contestados.

Ler mais sobre o II Seminário...
Ler sobre outros eventos do FONAPER
Notícias dos Boletins

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Igreja Moderna e Contemporânea

Ao vasculhar hoje um pouco a internet verifiquei este texto, que é longo, mas é muito interessante. O Professor Dr. Alderi de Souza Matos da Universidade Mackenzie faz uma análise segura do movimento pentecostal moderno e o surgimento de novas igrejas evangélicas.


O MOVIMENTO PENTECOSTAL: REFLEXÕES A PROPÓSITO DO SEU PRIMEIRO CENTENÁRIO

Alderi Souza de Matos

Introdução
O moderno movimento pentecostal é considerado por muitos estudiosos o fenômeno mais revolucionário da história do cristianismo no século 20, e talvez um dos mais marcantes de toda a história da igreja. Em relativamente poucas décadas, as igrejas pentecostais reuniram uma imensa quantidade de pessoas em praticamente todos os continentes, totalizando hoje, segundo cálculos de especialistas, cerca de meio bilhão de adeptos ao redor do mundo.
Ler mais ....

Seminário sobre Ensino Religioso

O Instituto Humanitas e a UNICAP promoverão Seminário sobre o Ensino Religioso em Pernambuco.
Existe consenso entre acadêmicos e entidades da sociedade civil, de que a reflexão sobre a religiosidade humana que é desejável nas escolas deve assegurar os direitos garantidos pela laicidade do Estado e que o conteúdo não seja o estudo de uma religião apenas, mas a transposição pedagógica dos conteúdos transversais estudados pelas ciências da religião e articulados nos seguintes eixos: culturas e tradições, textos sagrados e teologias, ritos e ethos.
Ver mais ....

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Entrevista: Fórum

No dia 12 de fevereiro às 19h será realizado o I FÓRUM INTER-RELIGIOSO DE RORAIMA. O debate será sobre o protestantismo e procuramos o Pr. Marcel Scheidt da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Boa Vista para a palestra sobre a sua manifestação religiosa. A entrevista com o referido Pastor servirá para entender e animar a realização do primeiro Fórum.

A entrevista com o Pastor Marcel, concedida no dia 14 de fevereiro de 2014, a qual fala sobre as diversas atividades desenvolvidas pela IELB, e que completa 33 anos este ano na cidade de Boa Vista. Os trabalhos de missionários, pastorais e sociais a Igreja Luterana visam a manutenção da fidelidade na escritura sagrada e sua identidade confessional.

1. Quando a Igreja Evangélica Luterana chegou a Boa Vista?
Olá, um prazer muito grande de falar da minha religião, a qual sou Pastor, e vivo a seis anos servindo a Deus por meio dela. A Igreja Luterana em Boa Vista, em Roraima, chegou em 1981. É uma missão da Igreja Luterana nacional que teve como tendência auxiliar os migrantes sulistas que vieram para esse Estado, e aqui ficaram sem a sua religião, então a IELB, a igreja nacional enviou pastores e missionários aqui para reunir as pessoas oriundas do sul, sudeste, região centro-oeste e aqui então buscaram a sua luteranidade e formaram a Congregação Cristo Redentor de Boa Vista.

2. Como é realizado o trabalho pastoral aqui na Congregação Cristo Redentor?
Nós temos os cultos que são realizados semanalmente, os cultos são aos sábados às 19h30min, e no último final de semana do mês, o culto é no domingo pela manhã, para manter o tradicionalismo. Tem muita gente que gostam do culto domingo pela manhã. Além dos cultos, temos um programa chamado PEM, programa de evangelização e mordomia, onde nós nos reunimos nos grupos, são estudos bíblicos realizados nas casas dos membros, onde esse grupo visa a capacitação visa a atitude cristã, melhorar o conhecimento bíblico e o crescimento na fé. Além dos cultos temos os estudos bíblicos e também trabalhamos os departamentos como jovens, servos, leigos, a escola bíblica. Nós tentamos abranger todo o contexto dentro da nossa congregação.

3. Qual seria a relação da Igreja Evangélica Luterana de Boa Vista com as outras Igrejas Evangélicas Luteranas do Brasil?
Nós trabalhamos na questão do Sínodo e sínodo significa andar juntos. Nós aqui da Igreja Luterana estamos isolados do resto do país, mas temos o Distrito Amazônico, o qual abrange as Igrejas Luteranas aqui de Boa Vista de Manaus, Santarém, Altamira e de Brasil Novo, essas últimas são do Pará. Então formamos o Distrito, temos reuniões anuais deste Distrito. Agora no mês de maio deste ano, temos o encontro nacional de pastores da Igreja Luterana que vai acontecer lá no Espírito Santo, então a Igreja Luterana tem o contato com as outras Igrejas Luteranas mais especificamente nos nosso distrito, Roraima Manaus e o Sul do Pará.

4. Quais são os trabalhos sociais que são mais destacados que são realizados pela Igreja Luterana de Boa Vista?
O nosso trabalho social acompanha o trabalho missionário. Nós temos dois pontos missionários nos bairros aqui de Boa Vista. Um é no Pintolândia e outro no Bairro Alvorada, onde nós atendemos as crianças, fazemos a escola bíblica e também fazemos um trabalho social, onde aqui arrecadamos roupa, alimento, e aí nas datas comemorativas, páscoa, natal, dia das crianças, fazemos um evento social assim como o evento espiritual, o evento missionário, onde nós queremos levar a palavra do amor, a salvação através de Cristo e também ajudar as pessoas nas suas necessidades. Esse trabalho social está ligado ao trabalho missionário.

5. Como a Igreja Luterana vê a questão do diálogo tanto com as outras denominações religiosas cristãs e as outras religiões?
A Igreja Luterana vê isto com muito cuidado. Ela trabalha o ecumenismo, o diálogo com outras denominações religiosas, porém toma-se o cuidado para não cair no unionismo, unir todos, mas sabendo que as religiões têm as suas particularidades. Então a Igreja Luterana está aberta a diálogos com outras denominações, mas mantém firme a sua doutrina, a sua fidelidade na escritura sagrada. Mas a questão de diálogo, o unionismo, a Igreja Luterana preserva muito a sua confessionalidade, a sua identidade confessional.


domingo, 9 de fevereiro de 2014

Ficha de inscrição

Gostaria de fazer as seguintes recomendações:

  1. Para os(as) professores (as) que participaram das formações e capacitações de 2013 devem preencher a ficha indicando a data de 31 de janeiro de 2013, para que possamos solicitar os certificados;
  2. Para os(as) professores (as) que iniciam a participação agora devem preencher a ficha para a data que entregar a ficha, em especial aqueles que não participara do encontro do dia 30 de janeiro de 2014.
  3. Se quiser preencher a ficha somente na data da formação de 13 de março de 2014, levaremos as fichas para o referido preenchimento.
OBS. Os arquivos anexos contêm:

  1. A ficha de inscrição (clique aqui) que você deve imprimir para preencher e entregar na Coordenação do Ensino Religioso, agora sediado no CEFORR - no setor de gerência de formação. Se desejar pode entregar somente no dia 13 de março  de 2014. Lembrar de: preencher a ficha em letra de forma e assinar.
  2. O cronograma das atividades do Ensino Religioso para o Ano de 2014 pode ser acessado no terceiro link ao lado Atividades do Ensino religioso 2014.
Para outras informações e detalhes ou dúvidas pode entrar em contato pelo telefone da gerência de formação, celular, email ou no blog (http://eensinoreligiosororaima.blogspot.com.br/):

  • VIVO: 9115-9433 (Manoel)
  • TIM: 8114-1366 (Manoel)
  • 3621-3555 - Fone de Gerência de Formação: Falar com Manoel ou Ronalson.
  • Emails:
    • mgrabelo@bol.com.br
    • leonamrabelo@hotmail.com
    • manoel.rabelo@yahoo.com.br

    Manoel G. Rabelo
Coordenação do Ensino Religioso
http://eensinoreligiosororaima.blogspot.com.br/