Para cada Eixo do referencial curricular do Ensino religioso são disponibilizados textos que podem ser adaptados para o ensino em sala de aula. Para abrir o documento é só clicar no eixo temático para visualizar o texto.
REFERENCIAL CURRICULAR PARA O ENSINO RELIGIOSO - RR
- OBJETIVO.
1.1
Objetivo Geral: Valorizar
o pluralismo religioso e a diversidade cultural característico da
sociedade brasileira, compreendendo as diversas formas de concepção
do transcendente na superação da finitude humana e que determinam,
subjacentemente, o processo histórico da humanidade.
1.2
Objetivos Específicos:
- Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas recebidas no contexto do educando;
- Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade para que ele possa dar sua resposta devidamente informada;
- Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
- Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
- Refletir sobre o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
- Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.
- EIXOS TEMÁTICOS:
- Filosofia e tradição religiosa: A ideia do transcendente na visão tradicional e na visão atual;
- Filosofia Tradicional: O homem pouco se conhecia;
- Atual: O homem conhece a si mesmo;
- A diversidade religiosa na visão tradicional e contemporânea.
- História e tradição religiosa: Com a evolução da história os conflitos religiosos foram diminuindo e houve o aumento de algumas denominações religiosas.
- A evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos;
- A origem e a evolução das tradições religiosas;
- A evolução da estrutura religiosa no Brasil.
- Sociologia e tradição religiosa: Os grandes líderes políticos influenciaram de forma direta na escolha religiosa de seus povos.
- A função política das ideologias religiosas;
- A função social das diversas religiões;
- Psicologia e tradições religiosas: Em todas as religiões a questão da psicologia é latente pois a influência dos líderes é notada nos formatos das religiões (sermões, castigos, direcionamentos):
- A tradição religiosa na construção do inconsciente pessoal e coletivo;
- A inter-relação religiosa.
- Rituais:
- Religiões afro-brasileiras;
- Religiões indígenas;
- Budismos;
- Cristianismo (católicos e evangélicos);
- Islamismo (muçulmanos);
- Judaísmo;
- Espiritismo.
- Significados dos rituais religiosos.
- Os símbolos mais importantes de cada tradição religiosa.
- A espiritualidade como experiência religiosa, elemento vital para o fiel e suas formas de se relacionar com o sagrado (oração, culto, missa, etc).
- Revelação: a manifestação do sagrado nas tradições religiosas através da pessoa ou indivíduo escolhido pela divindade, na qual o mesmo o representa:
- Judaísmo: Torá
- Cristianismo: Bíblia e profetas.
- Islamismo: Alcorão
- Hinduísmo: Sacerdotes
- Espiritismo: Evangelhos, textos psicografados.
- História das narrativas sagradas: A origem dos acontecimentos religiosos dos textos revelados:
- Mitos;
- Formação dos textos sagrados
- Cristianismo e Judaísmo: Abraão e a fé.
- Cultura textual: A influência do contexto social, político e religioso determinante para a redação final dos textos sagrados.
- Contexto social, político e religioso;
- Cristianismo e Judaísmo: Moisés e as leis;
- Indígenas: sem regras aparentes.
- Exegese: explicação dos textos sagrados revelados e a percepção humana sobre Deus através da observação dos sinais pelo qual a divindade se manifesta.
- Análise;
- Interpretação.
- Normas, tradições religiosas e diversidades dos costumes referentes a:
- Família;
- Sociedade.
- Como as religiões tratam das questões relacionadas com:
- Violência;
- Sexualidade;
- Drogas;
- Trabalho;
- Aborto, etc.
- A fundamentação dos limites éticos e valores morais propostos pelas várias tradições religiosas:
- Direitos
- Deveres
- Respeito às diferenças culturais e religiosas.
- O comportamento ético.
- Divindades: cada povo desde os primórdios adorava deuses representado algumas vezes por fenômenos da natureza, animais, imagens …
- Verdade de fé: cada religião crê em determinados símbolos, rituais.
- Vida além-morte: crença das tradições religiosas em relação à morte.
- METODOLOGIA.
Considerando
que o ato de construção do conhecimento se dá a partir da relação
sujeito-objeto, cabe ao professor munir-se de um instrumento (método)
que o auxilie nessa articulação.
De
modo geral o professor de Ensino Religioso deve:
*Observar.
*
Informar-se.
*
Refletir sobre o que observou e se informou.
A
abordagem didática dos conteúdos deve respeitar uma sequência
cognitiva para que o processo de aprendizagem se dê numa
continuidade, pois se “aprender
é construir significados, ensinar é oportunizar essa construção”.
Para que isso aconteça de maneira mais adequada, é necessário que
se considerem o ensino religioso:
- A construção do conhecimento a partir daquilo que o aluno conhece de si e de sua tradição religiosa.
- A possibilidade de aprofundamentos.
- A complexidade dos assuntos religiosos. Tendo em vista a pluralidade cultural que compõe o Brasil.
- Ações didáticas em sala que promova a interação.
- Conteúdos e procedimentos didáticos que levem em consideração a Faixa Etária e o ambiente cultural de interesse do aluno.
- AVALIAÇÃO.
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais apresenta a avaliação como
contínua e sistemática, parte integrante e intrínseca ao processo
educativo, com a função de alimentar,
sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
- Para o professor permite reflexão sobre a prática, para revê-la, reorientá-la, recriar e reorganizar seus instrumentos de trabalho.
- Para escola os resultados da avaliação possibilitam localizar as falhas e os limites da ação pedagógica e definir prioridades.
- Para o aluno a avaliação é um instrumento que permite tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização e investimento na tarefa de aprender.
AVALIAÇÃO
INICIAL: é
investigativa.
Pode
ser feita no início do ano ou início de conteúdo.
_
Instrumentaliza
o professor para que possa pôr em prática seu planejamento de forma
adequada;
_
Atende
às características dos alunos.
_
Levanta
suas concepções prévias sobre determinados conteúdos, para
possibilitar ao professor estruturar sua programação.
_
Serve
para gerar novos conhecimentos e para o aluno tomar consciência do
que já sabe.
No
Ensino religioso esse procedimento possibilita o reconhecimento de
grupos culturais religiosos diferentes, identificados nas várias
crenças dos próprios educandos e suas posturas em relação à
própria fé, como, por exemplo, os radicalismos.
AVALIAÇÃO
FORMATIVA: É
formal e Sistemática, deve ser organizada de acordo como os
conteúdos significativos, e que levem ao conhecimento. Acompanha o
processo, considerando o contexto, a faixa etária e o
desenvolvimento pessoal do aluno.
_
Observação sistemática (registros em tabelas, listas, diário de
classe).
_Análise
de produções dos alunos.
_
Atividades específicas (seminários, construção de textos,
círculos de debates).
_
Auto – avaliação (reflexão).
No
Ensino Religioso essa etapa tem como referencial a capacidade de
percepção das diferenças entre as tradições religiosas, gerando
o diálogo, a construção e a reconstrução do conhecimento do
fenômeno religioso.
AVALIAÇÃO
FINAL: Consiste
na aferição dos resultados que indicam o tipo e o grau de
aprendizagem que se espera que os alunos tenham realizado a respeito
dos diferentes conteúdos essenciais.
Obs.:
É importante lembrar que os conteúdos absolvidos são mensurados
apenas como recebimento da informação haja vista, que a vivência e
a real aceitação dos preceitos religiosos é de caráter subjetivo
do indivíduo.
- REFERÊNCIA.
FONAPER.
Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica
da escola. (Col. Caderno temático nº 01), 2000.
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