segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Atividades para 2014

Desejo a todos um Feliz Natal e um ano cheio de felicidades. Que a paz nasça em nossos corações e possamos compreender ainda melhor as diversas visões de mundo religiosos que todos possuem.

Que na presença de Jesus Cristo, figura representativa de muitas religiosidades do nosso tempo, possamos celebrar o seu nascimento. Que esta presença possa ampliar ainda mais nossa consciência religiosa e nossas aberturas para o conhecimento e o respeito de outras religiosidades.

Apresento a todos um cronograma para as atividades do próximo ano. Nele temos o que pretendemos realizar no próximo ano. Fiquemos atentos para o primeiro encontro do ano de 2014 que será realizado no dia 30 de janeiro.

Serão realizados 11 encontros de formação continuada, 2 Fóruns e 2 Oficinas conforme o seguinte cronograma:
CRONOGRAMA – FORMAÇÃO CONTINUADA – ENSINO RELIGIOSO

AÇÃO
TEMA
MÊS
DIA
01
Religiões no Estado de Roraima
Janeiro
30
02
Religião e Ciência
Março
13
03
Narrativas sagradas
Abril
03
04
O Catolicismo no Brasil
Maio
08
05
O Protestantismo no Brasil
Junho
05
06
Neo-pentecostalismo
Julho
03
07
Religiões orientais no Brasil
Agosto
06
08
O sincretismo das religiões
Setembro
04
09
Política, violência e drogas no contexto Religioso
Outubro
02
10
A religiosidade na pós-modernidade
Novembro
06
11
Espiritualidade
Dezembro
04

CRONOGRAMA – FÓRUM INTER-RELIGIOSO/ENSINO RELIGIOSO - 2014

DATA
ATIVIDADE
CARGA HORÁRIA
TEMÁTICA
01
12/03/2014
Iº Fórum Inter-religioso de Roraima/ER.
2h
CRISTÃS
02
07/05/2014
IIº Fórum Inter-religioso de Roraima/ER
2h
AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
03
15/05/2014
Avaliação dos Fóruns
X
X

CRONOGRAMA – OFICINAS – 4º AO 5º ANO

4º ANO
DATA
ATIV.
CARGA HORÁRIA
TEMÁTICA
01
30/01/2014
Oficina
04
Sou religioso?
02
03 e 04/09/2014
Oficina
04
A tradição dos alimentos nas religiões.
5º ANO
DATA
ATIVIDADE
CARGA HORÁRIA
TEMÁTICA
01
30/01/2014
Oficina
04
A vida e seus símbolos.
02
03 e 04/09/2014
Oficina
04
Rito: O que é?


3 comentários:

  1. Ouve um tempo em que a religião era quem determinava um tipo de sociedade onde várias ações dessa sociedade girava em torno da religião.Mas com o passar do tempo está sociedade se transformou e um dos fatores foi a descrença na religião hoje está sociedade se apresenta com outras características em que apesar de ser dominada pelo o consumo material senti o vazio existencial. Apesar da inúmeras criticas que a sociedade fez a religião hoje ela precisa não só de religião mais de religiosidade buscando preencher seu vazio existencial e encontrando um sentido na vida indo ao encontro do outro, sentindo suas necessidades.
    Nos educadores precisamos ouvir nossos alunos conhecer sua religião conversar abertamente em sala de aula a respeito de religião e religiosidade despertar naqueles que se sentem totalmente indiferente há estas questões, a buscarem um sentido maior em suas vidas que não seja somente a busca por valores materiais mais algo que enriqueça suas vidas espiritualmente falando.
    Atualmente nosso alunos estão muito distante da religião pois falta base na familia mais nos professores podemos despertar em nossos alunos prazer de ter um encontro com Deus.
    (Heloísa Pereira da Silva )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Noecy,concordo concordo em alguns fatores deste debate sobre a espiritualidade e a religião;
      Creio sim na possível relação entre a espiritualidade e a religião,mais também concordo com o escritor DALAI-LAMA,quando diz que não é necessário ter uma religião para que se tenha espiritualidade.E que a espiritualidade produz grandes mudanças interior no ser humano.e que nem sempre ocorre e se ocorrem nem sempre são fundamentais.portanto não são todas as vivências religiosas que produzem espiritualidade.
      A religião é uma dimensão instituidas de ritos e vivências anteriores,que misticamente é a conexão do homem com o sagrado.portanto a espiritualidade existe desde sempre,muito antes de qualquer formação religiosa,como o cristianismo ou qualquer outra religião.porém sabe-se que não é necessário ter uma religião para se conectar com o sagrado.Por conta desse fenômeno muitas pessoas comparam espiritualidade com fenômenos de fantasmas.Sendo assim,eu não concordo com esta teoria.pois eu acredito que a espiritualidade é sim a fonte de ligação com Deus e com o mundo,mais que essa unificação parte das atividades realizadas, unindo-me ao invisível,irreal.portanto espiritualidade .Filosóficamente ,espiritualidade representa ações,razão,valores,etc.
      É mesmo verdade que no ateísmo se acredita em Deus e não no seu absolutísmo,não concordo com isto,ois creio que Deus é sim meramente absoluto,soberano e único.
      A religião é sim uma ponte de ligação do ser humano com o sagrado,mais não se é preciso ter uma religião para poder se conectar com o mesmo.e que a religião sempre levará o homem a algum lugar,mais que muitas vezes ,reproduz dimensões neuróticas ao ego,tais como,depressão,fanatismo religioso ,por conta de as pessoas não respeitarem a escolha,a opinião dos demais e julgarem que a sua religião é a certa a única que poderá nos salvar,no entanto,não concordo,pois quem então quem será salvo,ou quem irá pro céu eu ou você?então quem salva é a igreja, a religião ou meu comportamento?por esta razão muitas pessoas opinam por não ter uma religião e assim seguir o fundamentalismo,porque a religião que escolheram seguir não possui o perfil que diz representar,ou por que a mesma não ocupa o vazio,a necessidade ou até mesmo não contribuiu financeiramente o desejado.
      Para a história,religião representa posse,trono,poder,eu,sim concordo com esta idéia,pois muitos brigam, e afirmam que é a melhor e que precisa de tantos R$,para isto ou aquilo.e para a espiritualidade é necessário apenas a palavra,ações e não dinheiro.

      Excluir
  2. DE-DARCIMARA M.VIANA

    De acordo com o debate sobre a espiritualidade e a religião;concordo quando os participantes do debate afirmam que há uma possível relação entre a religião e a espiritualidade e também concordo com Dalai-Lama a espiritualidade produz sim uma mudança interior no ser humano,que não é necessária e que nem todas as religiões conduzem a espiritualidade.
    A religião é uma dimensão instituída de ritos e vivências anteriores,pois ela é a conexão do ser humano com o sagrado.
    A espiritualidade vem de muito antes da criação de qualquer tradição religiosa,por isso muitas vezes é confundida com fantasma.
    A espiritualidade é a conexão do ser humano com o sagrado que é compreendida pelo seu modo de vida,pelas ações praticadas, o que promove a sua unificação consigo mesmo e com o mundo irreal.
    Será verdade que no ateísmo acredita-se na existência de Deus e não no seu absolutismo,isto ocorre de acordo com a sistema laico espiritual.,sendo assim,discordo plenamente,pois creio que Deus é absoluto e soberano e único.
    Concordo sim em dizer que a religião pode causar dimensões neuróticas do ego,como depressão,fanatismo religioso entre outros.Mais que a religião é uma ponte de conexão do ser humano com o sagrado.pois sempre as religiões levarão a algum lugar,mais que não significa que só quem tem uma religião possui espiritualidade.
    As religiões são muito importante para o ser humano,mais que muitas vezes por causa das religiões criam grandes problemas,conflitos,obstáculos por acreditarem que a sua religião é a única certa,a que salva,por conta desse fenômeno,muitas pessoas busca o fundamentalismo,ou seja,buscam na religião completar um vazio ou até mesmo,receber algo em troca,portanto muitas pessoas preferem não ter uma religião,porque a religião que escolheu para seguir,não apresenta o perfil que diz ter,ou até mesmo por uma razão cultural ou social.
    Para a história,a religião representa estatus.ou seja,poder,trono,terra,ouro etc.Eu concordo com este fato,pois existe sim uma grande luta, quem,qual é a melhor, a que vai pro céu.Quem somos nós para dizer quem vai pro céu,eu ou você?a minha igreja ou a tua,eu sou o bem e você é o mal.será que é a igreja,a religião que vai me salvar ou meu comportamento?

    ResponderExcluir

Insira seus comentários ou colaborações