sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Entrevista: Fórum

No dia 12 de fevereiro às 19h será realizado o I FÓRUM INTER-RELIGIOSO DE RORAIMA. O debate será sobre o protestantismo e procuramos o Pr. Marcel Scheidt da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Boa Vista para a palestra sobre a sua manifestação religiosa. A entrevista com o referido Pastor servirá para entender e animar a realização do primeiro Fórum.

A entrevista com o Pastor Marcel, concedida no dia 14 de fevereiro de 2014, a qual fala sobre as diversas atividades desenvolvidas pela IELB, e que completa 33 anos este ano na cidade de Boa Vista. Os trabalhos de missionários, pastorais e sociais a Igreja Luterana visam a manutenção da fidelidade na escritura sagrada e sua identidade confessional.

1. Quando a Igreja Evangélica Luterana chegou a Boa Vista?
Olá, um prazer muito grande de falar da minha religião, a qual sou Pastor, e vivo a seis anos servindo a Deus por meio dela. A Igreja Luterana em Boa Vista, em Roraima, chegou em 1981. É uma missão da Igreja Luterana nacional que teve como tendência auxiliar os migrantes sulistas que vieram para esse Estado, e aqui ficaram sem a sua religião, então a IELB, a igreja nacional enviou pastores e missionários aqui para reunir as pessoas oriundas do sul, sudeste, região centro-oeste e aqui então buscaram a sua luteranidade e formaram a Congregação Cristo Redentor de Boa Vista.

2. Como é realizado o trabalho pastoral aqui na Congregação Cristo Redentor?
Nós temos os cultos que são realizados semanalmente, os cultos são aos sábados às 19h30min, e no último final de semana do mês, o culto é no domingo pela manhã, para manter o tradicionalismo. Tem muita gente que gostam do culto domingo pela manhã. Além dos cultos, temos um programa chamado PEM, programa de evangelização e mordomia, onde nós nos reunimos nos grupos, são estudos bíblicos realizados nas casas dos membros, onde esse grupo visa a capacitação visa a atitude cristã, melhorar o conhecimento bíblico e o crescimento na fé. Além dos cultos temos os estudos bíblicos e também trabalhamos os departamentos como jovens, servos, leigos, a escola bíblica. Nós tentamos abranger todo o contexto dentro da nossa congregação.

3. Qual seria a relação da Igreja Evangélica Luterana de Boa Vista com as outras Igrejas Evangélicas Luteranas do Brasil?
Nós trabalhamos na questão do Sínodo e sínodo significa andar juntos. Nós aqui da Igreja Luterana estamos isolados do resto do país, mas temos o Distrito Amazônico, o qual abrange as Igrejas Luteranas aqui de Boa Vista de Manaus, Santarém, Altamira e de Brasil Novo, essas últimas são do Pará. Então formamos o Distrito, temos reuniões anuais deste Distrito. Agora no mês de maio deste ano, temos o encontro nacional de pastores da Igreja Luterana que vai acontecer lá no Espírito Santo, então a Igreja Luterana tem o contato com as outras Igrejas Luteranas mais especificamente nos nosso distrito, Roraima Manaus e o Sul do Pará.

4. Quais são os trabalhos sociais que são mais destacados que são realizados pela Igreja Luterana de Boa Vista?
O nosso trabalho social acompanha o trabalho missionário. Nós temos dois pontos missionários nos bairros aqui de Boa Vista. Um é no Pintolândia e outro no Bairro Alvorada, onde nós atendemos as crianças, fazemos a escola bíblica e também fazemos um trabalho social, onde aqui arrecadamos roupa, alimento, e aí nas datas comemorativas, páscoa, natal, dia das crianças, fazemos um evento social assim como o evento espiritual, o evento missionário, onde nós queremos levar a palavra do amor, a salvação através de Cristo e também ajudar as pessoas nas suas necessidades. Esse trabalho social está ligado ao trabalho missionário.

5. Como a Igreja Luterana vê a questão do diálogo tanto com as outras denominações religiosas cristãs e as outras religiões?
A Igreja Luterana vê isto com muito cuidado. Ela trabalha o ecumenismo, o diálogo com outras denominações religiosas, porém toma-se o cuidado para não cair no unionismo, unir todos, mas sabendo que as religiões têm as suas particularidades. Então a Igreja Luterana está aberta a diálogos com outras denominações, mas mantém firme a sua doutrina, a sua fidelidade na escritura sagrada. Mas a questão de diálogo, o unionismo, a Igreja Luterana preserva muito a sua confessionalidade, a sua identidade confessional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seus comentários ou colaborações