sábado, 2 de março de 2013

Proposta inicial da formação dos professores

Aqui se tratará de alguns assuntos sobre a proposta inicial da formação dos professores do ER de Roraima. Foi Feito um projeto inicial que contemplasse a formação integral do aluno. Isto significa que seriam trabalhados os aspectos biopsicossocial, cultural, axiológico e espiritual integradas dos educandos e a formação continuada dos educadores. Seria dada atenção aos assuntos sobre conhecimento das religiões a partir do fenômeno religioso.

Após apresentado à Secretária de Educação  (Profª. Lenir), em fevereiro de 2012, que deu resposta positiva para prosseguir com o projeto incial. Os temas iniciais da formação foram discutidos no grupo de três professores (Francisco, Manoel e Jacilda) e depois ampliados para os responsáveis do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação (Profª. Cleonildes) e da Divisão de Educação Básica (Profª. Carmen Gorete).

Os assuntos seriam fundamentados tendo como objetivo o desenvolvimento do ER em Roraima e o aprimoramento da metodologia. Seriam feitas as capacitações dos profissionais envolvidos com o ER, focando especialmente as questões do diálogo com as mais diferentes religiões. Seriam tratadas as temáticas das grandes tradições religiosas do Ocidente e do Oriente (Cristianismo: católicos, protestantes e ; Judaísmo; Islamismo; Taoismo; Budismo e Confusionismo). Especificando ainda mais haveria aprofudamento da pluralidade e do conhecimento das tradições religiosas.

No caso do Brasil, teria foco no conhecimento dos evangélicos, do espiritismo, das religiões Afro-brasileiras e indígenas e do neopentecostalismo. Essas tradições religiosas seriam apresentadas como um diferencial que há em nosso país respeitando todas as suas especificidades.

Dentro deste contexto, seria apresentado o complexo cultural no qual se apresentam as manifestações religiosas no Brasil e no mundo, cultivando o respeito mútuo, do conhecimento do outro sem proselitismo (Cf. LDB, art. 33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seus comentários ou colaborações