Postagens - textos

Nesta página vocês deverão postar os seus textos com no máximo 10 linhas - a ser contadas no Word. Para que possamos formalizar e acrescentar as horas a distância conforme o cartaz do curso de 2014: "Carga horária por encontro: 4h presenciais e 10h a distância".
Para o mês de
  • setembro o tema é: O Sincretismo das Religiões, subtema: O sincretismo Afro-católico. Você deverá descrever o que ficou entendido sobre a exposição do tema a partir da Palestra o Sincretismo Afro-católico e o texto O sincretismo Afro-católico a partir do Axé: uma tentativa de Interpretação.
  • outubro: Tema: Política, violência e drogas no contexto religioso. Disserte em 15 linhas sobre essa temática, podendo basear-se na palestra do Prof. Eldon Menezes de Souza. O prof. Eldon discorreu sobre a espiritualidade no processo de cura dos drogaditos e o texto referente ao tema que está disponível em http://eensinoreligiosororaima.blogspot.com.br/2014/10/politica-violencia-e-drogas-no-contexto.html
  • Novembro: Tema: Religiões na pós-modernidade. Construir um texto com 15 linhas sobre o tema discorrendo a partir do texto apresentado no dia da formação. 


Veja aqui a apresentação do Prof. Manoel

Clique na caixa abaixo de Postar um comentário: para incluir o seu texto.



18 comentários:

  1. Ao digitar o seu texto, não esqueça de escrever o seu nome completo para podermos validar sua postagem.
    Manoel Rabelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destacamos algumas marcas dessa manifestações religiosas esta se concentrando a religiosidade do catolicismo popular que se manifesta no contexto protestante e o abandono da razão .Outro também é o misticismo, a valorização excessiva do emocional.Crendices religiosos ganham espaço na religiosidade atual como por ex: cartomancia etc..Hoje se observa a banalização da fé e a mercantilizarão da graça ,ou seja a graça de Deus já não é concedida por Deus ,é conquistada por manipulações como correntes de orações etc... A igreja hoje não é lugar de louvar a Deus e sim mercado onde pessoas vendem CDS,DVDS objetos ungindo enfim. A diferença é que as sociedades atuais e ditas ocidentais regem-se num sistema aonde o dinheiro e o capital são manifestações de poder. Tornando assim a divindade,símbolos em moedas de troca. A pós-religião talvez poderá eliminar o relativismo exagerado assim como absolutismo exagerado tornando assim uma pós-religião humana. Aluna SILVANA COSTA SOUZA.



      Excluir
    2. A espiritualidade é o canal que nos leva a crê no ser o algo superior,pois a mesma não pode nos tornamos preso e oprimidos , ela faz nos sentir livres e nos conectar no ambiente a qual vivemos pois o amor e a fé vem a explicar uma vida mas gentil. Pois com a espiritualidade não existiria intolerância ,desrespeito e o preconceito. Pois o ser que eu creio ele nos ensinar a amar e a ajudar o próximo sem olhar a quem.
      A espiritualidade é sermos guiado por algo que está em acima do ego, ou seja é voce se desligar um momento de seus problemas e se interligar com o espirito através da oração,buscar em você a tranquilidade e mansidão para refletir sobre as coisas que esta em sua volta.
      È a capacidade que o individuo tem de se dialogo e entrar em harmonia com os apelos que vem do interior. Ela nos levar a buscar a fidelidade ao Espirito,que nos ajuda discernir os sinais tempos e o bem das pessoas e da comunidade.
      ALUNA SILVANA COSTA SOUZA

      Excluir
    3. Com os estudos religiosos podemos constatar que a violência sempre esteve presente na religião,pois era a forma que as pessoas justificava as ações da igreja e assim guerras em nome de Deus,genocídios e suicido tudo isso em nome de uma fé tentando provar que uma religião é a melhor que a outra tentando sempre achar o defeito na outra,para mostrar superioridade. Por este motivo que crucificaram Jesus pois o mesmo só falava de um amor tolerante.
      Observamos que a droga se encontra presente em determinada religiões brasileiras e estrangeiras para se chegarem próximo de Deus e obter visões e revelações, o mais conhecido no Brasil é a religião UNIÃO DO VEGETAL que se toma um chá misterioso denominado OSAKA . Portanto este é o exemplo de uma religião que usa um chá alucinótico considerado legal pelo governo brasileiro ou seja quem não bebe o chá não tem visão.

      Excluir
    4. o Professor este texto que fala sobre a união vegetal foi eu que fiz SILVANA COSTA SOUZA

      Excluir
  2. Se quiser pode até tirar sua dúvida por aqui também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sincretismo- A igreja sendo a religião oficial do Brasil,sai a catequizar os indíginas que porem já possuía suas próprias religiões e seus próprios ritos.Porém para mesma oficializar tal religião teve que haver um sincretismo religioso entre a religião católica e a religião índigina. Desta mesma a religião católica atua com as religião africano usando este dialogo ex: na religião africano ongu neste sincretismo se tornar São Jorge na igreja católica estratégia usada para evitar os conflitos religiosos.Através do sincretismo os escravos disfarçam sua adoração aos seus deuses para evitar o massacre e a perseguição. Aluna: Silvana Costa Souza

      Excluir
  3. O sincretismo na crença afro - religiosa esta associada ao sacrifício, à magia, e a prece, onde é interpretado como o profano e o sagrado por ser uma religiosidade que exerce uma forçar misteriosa tanto para o bem quanto para o mal, através da seqüência de pensamento humano, onde se acredita que a religião esta relacionada aos três fenômenos da natureza (água, fogo e vento), cultuada por Pai de Santos através de mitos cultural de seus descendentes. A religiosidade afra traz uma percepção importante para o conhecimento cientifico da humanidade, pressuposto de ritos vinculados a eles e á vida pratica. O mito são transmitidas de forma não escritas, pela oralidade e são conservadas pelas tradições cultural relacionado entre a fé e a realidade do homem dentre do sincretismo religiosa. Cada mito pode conter um conhecimento que é narrado para informar como se deve agir na cultura e nas suas formas de se relacionar com os sobrenaturais.
    Enedina do Nascimento Moura Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Antes de participar do curso de Formação Continuada de Ensino Religioso não tinha muita noção sobre o que seria Sincretismo Religioso mas através do Encontro sobre o tema foi possível compreender que Sincretismo Religioso é quando determinada crença recebe influência de outra crença. No Encontro foi falado sobre a questão das crenças africanas como o Candomblé que recebeu muita influência do Catolicismo pois os africanos não tinham a liberdade de manifestar expressões religiosas livremente devido a descriminação em relação às suas crenças.Para poderem cultivar suas crenças sem serem impedidos passaram a adotar práticas do catolicismo nos seus cultos. Mas independente de ter ou não influência se outra religião o mais importante é ter respeito pela crença de cada um.
    Heloisa Pereira da Silva

    ResponderExcluir
  5. Q texto apresentado é mais uma tentativa para permitir e esclarecer a interligação existente entre cultura africana e o catolicismo.
    Quando se tem diferentes elementos culturais procura-se de alguma maneira a unificação cultural, para se obter um termo que seja plausível para a continuidade do que estar para surgir e ao mesmo tempo permitir que o antigo seja transmitido de uma geração a outro conservando a identidade anterior.
    A cultura africana como o catolicismo tem como marco a busca interior e ambos trabalham com a experiência emocional existente em cada ser, ou seja, os momentos da vida conciliados com manifestação da força de Deus em nossas vidas são essenciais para que seja alcançado o equilíbrio e a compreensão necessária para vivenciar a força vital.
    Maria Francisca Sousa.

    ResponderExcluir
  6. Uns dos problemas graves que a escola enfrenta e a questão da violência ela se manifesta de várias formas no ambiente escolar, o Bullyng e um dos mais graves atos de violência, pois muitas vezes se manifesta de maneira sutil e vai aumentando de forma que o outro acaba se isolando ou também provocando mais violência.
    Outro fator gerador de violência na escola e as drogas pois ela causa grandes prejuízos a vida escolar dos alunos eles perdem a noção de valor fora e dentro da escola , não respeitam seus colegas nem seus professores e perdem total interesse nos seus estudos , causando grande preocupação para aqueles que se ocupam com sua preocupação.
    A escola pode e deve tomar medidas para que amenizem esses problemas que devem ser voltado para o resgate de valores esquecidos por esses jovens mais também dar oportunidades para que os mesmo se manifestem, mostrando que por trás de seus comportamentos agressivos eles querem dizer ou cobrar algo que tanto a escola como apropria sociedade não lhe oferecem.
    Nos educadores temos que está atento às essas questões que inquietam e afetam a vida escolar do aluno. Pois se nos no tornamos indiferentes à sociedade e que sofre as consequências.
    (Heloísa Pereira da Silva)

    ResponderExcluir
  7. Um dos problemas graves que a escola enfrenta e a questão da violência ela se manifesta de várias formas no ambiente escolar, o Bullyng e um dos mais graves atos de violência, pois muitas vezes se manifesta de maneira sutil e vai aumentando de forma que o outro acaba se isolando ou também provocando mais violência.
    Outro fator gerador de violência na escola é as drogas pois ela causa grandes prejuízos a vida escolar dos alunos eles perdem a noção de valor fora e dentro da escola , não respeitam seus colegas nem seus professores e perdem total interesse nos seus estudos , causando grande preocupação para aqueles que se ocupam com sua educação.
    A escola pode e deve tomar medidas para que amenizem esses problemas que devem ser voltado para o resgate de valores esquecidos por esses jovens mais também dar oportunidades para que os mesmo se manifestem, mostrando que por trás de seus comportamentos agressivos eles querem dizer ou cobrar algo que tanto a escola como apropria sociedade não lhe oferecem.
    Nos educadores temos que está atento à essas questões que inquietam e afetam a vida escolar do aluno. Pois se nós nos tornamos indiferentes, a sociedade é que sofre as consequências.
    (Heloísa Pereira da Silva)

    ResponderExcluir
  8. A violência no Brasil é um assunto que vem sendo debatido em varias etnias e camadas sociais, onde muitos são os fatores que decorrem e os quais na maioria das vezes estão presentes na vida da maioria dos seres humanos, seja ela uma violência verbal ou ate mesmo chegando a violências criminais. Nos dias de hoje a falta de respeito mutuo é um dos fatores principais que geram a violência entre as pessoas, onde cada um não respeita muitas vezes a opinião, sua posição social, seu credo ou etnia querendo impor seu próprio ponto de vista, o que tem gerado grandes conflitos sociais e religiosos. Esse último conflito, o religioso, e causador de muitas guerras desde os primórdios dos escritos sagrados ate o dia de hoje, a falta de respeito pela crença alheia tem se tornado comum em muitas classes e etnias, querendo sempre impor sua crença como a correta desmerecendo as demais e assumindo assim um papel preconceituoso e discriminatório. Haja vista que grande parte das religiões visa sempre a busca pelo sagrado, pelo autoconhecimento e autoajuda, bem como ocorre quando esta relacionado ao tema drogas, onde muitos dependentes químicos quando estão em tratamento precisam se apegar na sua fé seja de qual for a denominação, pois não deixa de ser um problema relacionado com a violência que esta presente em nosso país, ao qual necessita de uma união entre as religiões visando a ajuda a essas pessoas doentes. (Gisele Sandra Loures de Oliveira Santos)

    ResponderExcluir
  9. No período colonial, o domínio dos portugueses não se dava apenas nos aspectos político e econômico, incluía também o domínio religioso, como uma das formas de estabelecer seu controle em relação aos povos que aqui habitavam bem como dos povos trazidos como escravos.
    Devido às proibições das manifestações religiosas, diversas a religião do colonizador, com o passar do tempo, criou-se e expandiu-se o chamado sincretismo religioso, como estratégia, principalmente dos afro-descendentes para poderem cultuar seus deuses e entidades religiosas.
    No período colonial, os escravos estabeleciam uma relação entre seus deuses e entidades com as imagens da religião católica, como forma de estabelecerem seus cultos e manifestações religiosas. Para cada imagem de santo da igreja católica, foi estabelecida uma correlação entre as entidades das religiões afro-descendentes. Durante muito tempo os escravos eram considerados pagãos, sem alma, criam até mesmo que não poderiam ser considerados filhos de Deus. Devido a este contexto houve muita perseguição as religiões afro no Brasil, o sincretismo religioso se tornou a forma de permanecerem em suas raízes religiosas, na medida do possível.
    Até os dias atuais há uma aproximação relativa e em alguns contextos mais expressivas entre o catolicismo e as religiões afro-brasileiras.

    Andreza Nascimento dos Santos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O SINCRETISMO AFRO-CATÓLICO A PARTIR DO AXÉ UMA TENTATIVA DE INTERPRETAÇÃO
    O sincretismo acontece desde os tempos primórdios do desenvolvimento do Brasil, onde os negros eram trazidos para o Brasil para serem escravos e junto com eles foram trazidos sua cultura e religião, ao qual foram sofreram grandes pressões por sua religião ser diferente, cultuando outras divindades. Com o passar dos anos houve-se um sincretismo com a religião católica, onde na Umbanda cultuam-se divindades que para eles simbolizam orixás, dessa forma conseguiram seguir suas crenças sem proibição e descriminação. Nos dias atuais vemos varias religiões que estão sincreticamente ligadas a outras, muitas vezes desprezadas e descriminadas, haja vista que todas as religiões indiscutivelmente precisam ser respeitadas, de forma que possamos viver sem o preconceito, discriminação entre as religiões, haja vista que auxiliam muitas vezes o ser humano em sua vida cotidiana encontrando sua espiritualidade.
    GISELE SANDRA LOURES DE OLIVEIRA SANTOS

    ResponderExcluir
  12. A RELIGIOSIDADE NA PÓS-MODENIDADE
    A religiosidade na pós-modernidade e determinada de alguns fatores como a crise de identidade onde o homem começa a indagar questões existenciais ao qual reflete na sua própria realidade social, haja vista que perpassam por vários problemas sociais, religiosos etc. O homem então começa observar o mundo ao seu redor analisando e buscando respostas, algumas vezes soluções para a situação em que está inserido, haja vista que o homem torna-se sujeito ativo em uma sociedade em plena formação intelectual e material. Ao qual iniciam uma nova construção de um novo ponto de vista sobre a religiosidade, observando “o outro diferente de mim”, como sujeito ativo numa sociedade em plena construção, também de uma nova visão religiosa moderna, uma desconstrução do que eu acredito e defendo, sendo assim inicia-se um novo olhar para o surgimento de novas ideologias. Através da socialização com outras culturas e religiões há construção de um novo modo de ver uma nova sociedade e crenças e muitas vezes buscando respostas para conflitos existenciais, haja vista que muitas mudanças são derivadas de um novo mundo globalizado, pois tem papel determinante onde vê-se um mundo diferente onde há necessidade de entender de buscar novos paradigmas para uma nova sociedade, voltada para o conhecimento de referenciais para construção de novos pensamentos religiosos e sociais.
    (GISELE SANDRA LOURES DE OLIVEIRA SANTOS)

    ResponderExcluir
  13. A ESPIRITUALIDADE
    A espiritualidade e a religiosidade podem ou não estar interligados, pois nem sempre é uma determinante da outra, a própria palavra espiritualidade nos remete a fazer a ligação com o espirito, algo interior do ser humano ligado a Deus. Pode-se verificar que o termo espiritualidade é bem abrangente onde pode-se fazer uma ligação entre o ser humano como meio em que vive, e como sente o mundo que o cerca. Muitas vezes a religião pode ajudar o ser humano nessa busca da espiritualidade em sua totalidade, porém ate mesmo um ateu pode mostrar através de suas ações cotidianas a espiritualidade, mesmo sem crer em alguma divindade, mas inconscientemente pratica determinados dogmas existentes em algumas religiões. A espiritualidade está inter-relacionado com a alteridade onde o ser humano desprende-se do seu eu e apreende-se ao outro, ou seja, começa a entender dogmas, realidade social, religiões... em sua totalidade ajudando, sensibilizando pelas diversas situações que ocorrem com o seu semelhante, nesse sentido “ espiritualidade é o fundamento da minha relação com o mundo” ( Pelizzoli op. Cit., 2014), onde é uma ligação profunda consigo mesmo perpassando por todas as dimensões da vida cotidiana, religiões realizando assim a ligação entre si e seu semelhante, praticando a espiritualidade, mesmo sendo algo natural.
    (Gisele Sandra Loures de Oliveira Santos)

    ResponderExcluir

Insira seus comentários ou colaborações