sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Islamismo

O Islamismo ou Islã é a religião de fidelidade a Deus. O profeta Maomé, que viveu historicamente no século VII, relata que o islã iniciou como modo de vida (din), prometido por Deus à sua criação. “A revolta e o pecado humanos significavam que Deus enviava constantemente profetas, incluindo Moisés, chamado Musa no Islã, e Jesus, a figura central do Cristianismo, chamado Isa pelos mulçumanos, para reconduzir as pessoas ao din apropriado”. Todos foram rejeitados, com exceção de Maomé. (FONAPER, 2000a, p. 34).
Maomé, nascido em Meca – Arábia Saudita – entre 570 e 580 d.C., teria recebido revelação do arcanjo Gabriel. No Corão contém as revelações desse arcanjo ao profeta Maomé. Nele contém preceitos religiosos, os dogmas e a moral do Islã. Além de religião o Islã forma uma comunidade social e política. A doutrina fundamental do Islã é o monoteísmo. Deus é único, é o Deus de Abraão, é Alá. “Islã significa submissão à vontade de Deus que criou todas as coisas. Os Anjos decaídos recusaram obediência a Alá e, por vingança, levaram Adão e Eva ao pecado.” O profeta tem como missão transmitir a mensagem de Alá. Para o islã o principal profeta é Maomé, porque ele restituiu a mensagem divina. Após a morte, no juízo universal, os bons receberão a felicidade completa. Os maus serão castigados com o fogo abrasador no inferno. É reconhecida a unidade de Deus através do culto. As orações deverão ser feitas cinco vezes ao dia, num tapete voltado para Meca. No Ramadã, que dura um mês, há os jejuns diários, podendo-se comer á noite. Proíbe-se comer carne de porco, bebida alcoólica e jogar cartas. Também é proibido o uso de imagens e estátuas para evitar a idolatria. Em seus templos, chamados de mesquita, somente homens fazem as orações. (Ibid., p. 35).
A oração para os mulçumanos desempenha papel central. Eles têm a obrigação (fard) de realizar a oração ritual (salat) “cinco vezes por dia em hora determinada”. A mesquita é o lugar do culto, das orações pessoais e comunitárias, lugar das reuniões, de negociações e de julgamentos, assim como do ensino teológico. Não há na mesquita, nem imagens nem objetos de devoções. Somente as palavras do Alcorão – ou corão – e ornamentos não figurativos. Não há música solene. “A solene recitação do Alcorão é a música suficiente” (KÜNG, 2004, p. 250-51).
O Islã iniciou com um pequeno grupo de pessoas. Maomé advertia o povo em Meca, no entanto, nem todas as pessoas ouviam a voz de Deus anunciada por ele. Houve perseguição em relação a esse grupo que teve que fugir para Latrine em 622 d.C. Essa fuga chama-se hijira, ou Hégira que foi acrescentado ao calendário lunar Islâmico. Há dois grupos de são dignificas pelos mulçumanos: os muhajirun – os que fizeram a hijira – e os ansar – auxiliadores de Maomé em Meca. Maomé costumava “buscar a verdade de Deus” no monte Hira. Numa caverna desta montanha ele “foi tomado pelo sentido de Deus”, pelo mensageiro Jibra’il (Gabriel) que dizia: “‘Iqra’, ‘Recita’. Recita o quê? ‘Recita em nome do teu Senhor que criou, criou o homem de uma gota’...”. Essas são as primeiras palavras do corão – o livro sagrado islâmico. Deus enviou sua palavra por meio de Musa e Isa, mas quem recebeu a mensagem de forma definitiva foi Maomé (Mohammad). É nele que há a compreensão de que só Deus é Deus - Allah. Além do corão, os Hadiths – tradições – feitos pelos profetas que conheceram Maomé (FONAPER, 2000a, p. 35).
A Caaba é o local onde Adão teria estabelecido um santuário. Abraão foi ordenado por Deus a fim de convocar toda a humanidade para visitar o local. Ao chegar lá os visitantes respondem a convocação de Deus dizendo: “Eis-me aqui, Senhor!” “Os rituais do Hajji, a peregrinação a Meca, foram instituídos por Abraão, incluindo o cricungiro da Caaba por sete vezes, no sentido anti-horário”. A comunidade mulçumana se dividiu em Sunni – Sunitas – que escolheram Abu Bakr como sucessor de Maomé e em xiitas – do partido de Ali – que acreditam ser seu parente mais próximo o sucessor. Mesmo assim “pouca coisa separa os dois grupos na crença e na prática” (Ibid., p. 40).
Ás vezes acontece coisas injustificadas pregadas pela mídia do Ocidente. Em geral
quando se fala do Islã, nossa mídia gosta de mostrar mulás barbudos, terroristas violentos e inescrupulosos, xeiques do petróleo super-ricos ou mulheres com o rosto velado. Os inúmeros mulçumanos pacíficos, tolerantes e abertos sofrem com estes estereótipos europeus, que destacam nos mulçumanos sobretudo a intolerância interior, a militância exterior e a rigidez e o atraso sob todos os aspectos ( KÜNG, 2004, p. 253).
É interessante perceber que no Corão a única referência à palavra violência assim diz: “E lhes ensinamos a fazer couraças para vós, afim de proteger-vos das vossas violências mútuas. Não estais agradecidos?”(SURATA, 21, 80) (O ALCORÃO, 2012, p. 129).
A profissão de fé (shahada) dos mulçumanos resumem-se à duas palavras. Elas são a mensagem central do Islã:
  1. Alah: a fé no único Deus, onde somente a ele é realizada a oração litúrgica. Isto se constitui no primeiro dever do mulçumano;
  2. Maomé: crença no último e definitivo profeta. É ele quem trouxe o Alcorão, é o enviado especial de Deus. (KÜNG, 2004, p. 255).
REFERÊNCIAS
FONAPER – Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Ensino religioso: capacitação para um novo milênio: O fenômeno religioso nas tradições religiosas de matriz oriental, Caderno 8, Caderno de Estudos Integrantes do Curso de Extensão – a distância – do Ensino Religioso,Brasília, [s/e], 2000a.
FONAPER – Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Ensino religioso: capacitação para um novo milênio: O fenômeno religioso nas tradições religiosas de matriz ocidental, Caderno 6, Caderno de Estudos Integrantes do Curso de Extensão – a distância – do Ensino Religioso,Brasília, [s/e], 2000b.

GAARDER, Jostein. HELLERN, Victor. NOTAKER, Henry. O livro das religiões, São Paulo, Companhia das letras, 2005.

KÜNG, Hans. Religiões do mundo: em busca de pontos comuns, Campinas, Versus editora, 2004.

MARTINELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre secularização e dessecularização.

O ALCORÃO, Base de dados: http://www.livroesoterico.com.br, Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do>, acesso em: 01 ago 2012.

O QUE É BUDISMO, Templo Zu Lai e BLIA – Associação Internacional Luz de Buda, 2006.

SMITH, Huston. As religiões do mundo: Nossas grandes tradições de sabedoria, São Paulo, Cultrix, 2007.


VALLET, Odon. Uma outra história das religiões. São Paulo, Globo, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seus comentários ou colaborações